O Lixo...


Reciclar quer dizer: reaproveitar, reutilizar. Portanto produzir materiais reciclados significa que utilizaremos menos recursos naturais da Terra, teremos um menor consumo de energia, menos lixos e uma redução na poluição, alem do fato de que a indústria da reciclagem gera emprego e riqueza para o país.

Agora vamos ver alguns motivos pelos quais devemos nos conscientizar e aprendermos a reciclar o lixo:
◦ a quantidade de lixo produzida diariamente por um ser humano é de aproximadamente 5Kg;
◦ o Brasil produz por dia 240000 toneladas de lixo;
◦ uma garrafa de plástico pode levar um milhão de anos para se decompor;
◦ cada tonelada de papel produzida é devido o abatimento de 12 árvores;
◦ pilhas e baterias demoram de 100 a 500 anos para se degradar;
◦ para produzir 50Kg de alumínio, são necessário extrair 5000Kg de minério bauxita.

E esses são apenas alguns das centenas de dados assustadores. Com isso, acho que agora já descobriu alguns motivos válidos para reciclarmos o lixo, então vamos descobrir como podemos reciclar e ajudar o meio ambiente!

Começar separando o lixo é uma ótima forma de ajudar nesse processo, procure também programas organizados de coleta de lixo em sua cidade e escolha um lugar adequado para guardar os materiais recicláveis até a hora da coleta. Comprar eletrodomésticos de qualidade (que gastem menos energia e tenha uma vida útil maior), evitar deixar torneiras abertas, reduzir o uso de automóveis andando de bicicleta ou dando carona aos amigos e visinhos. Estes entre outros, são algumas dicas que com o tempo passam a se tornarem hábitos em nossas vidas, além de ajudar a natureza.

Agora vocês sabem por que somente 2% do lixo no Brasil é reciclado? Porque reciclar o lixo é 15 vezes mais caro do que jogar os lixos em aterros. Mas algumas medidas aqui no Brasil podem reduzir essa diferença como redução ou até mesmo isenção fiscal sobre as empresas de reciclagem ou que utilizam produtos reciclados, entra outras.

Bem... nosso lixo é muito rico e dele podemos fazer coisas incríveis ! Com um pouco de criatividade e mão na massa ! Borá lá colocar os 3rs em prática !



by Val...

Comentários

Postagens mais visitadas