Pular para o conteúdo principal

Lã + crochê + talento = peças maravilhosas...

Verdade !
Vc faz os quadradinhos com restinho de lã e vai guardando.
Quando tiver o suficiente, vc monta a peça da almofada.
Esta técnica tbm é usada para montagem de colcha de cama, que por sinal fica um arraso.
Veja as almofadinhas como ficaram lindas, bem como a toalha, o suporte e a utilização da lã em circulos.
钩花垫子

Combine nas cores e capriche na idéia...
Vamos a receitinha:

Quadrados vovó !

nesta a artesã usa barbante, mas intenção é mostrar a aplicação ...








Depois do pap visual... um filminho cai bem !



outra dica legal !
Crochê: Fazendo quadrados da vovó
Fonte: super zip

almofada de crochê

Bom, já faz algumas semanas que estou fazendo “quadradinhos da vovó” (granny squares, como se diz lá fora). Tudo começou quando achei que precisava dar uma renovada no visual do meu sofa da sala que é branco. Como estou numa fase retrô total nada melhor que capas de almofadas em crochê, aquelas típicas dos anos 70, iguais as que a vovó tinha.
Separei as cores mais bonitonas,da minha antiga caixa de lã , peguei minha agulha de crochê e o resultado até agora são estes dois quadradões das fotos.
Eu tinha tanta lã e de tantas cores que consegui fazer dois quadrados, um só com cores frias e outro com cores quentes.
Tenho que aumentar um pouco mais o tamanho e fazer a parte de trás das capas. Acho que uma semana acabo :)

almofada de crochê

Aprender a fazer quadrados é idealpra quem esta começando a fazer crochê pois são poucos pontos numa receita bem fácil de memorizar. Além disso, pode ser um exercício bem bacana de combinação de cores !
Quanto a materiais, eu usei sobras que eu já tinha em casa de fio Família e outros de espessura similar ( pode ser o Mollet, Sinhá.. qualquer fio acrílico, fácil de lavar) e uma agulha de crochê 3.0, que eu ganhei da Carola.
A essência do quadradinho é que ele é feito a partir do centro e aumentado a cada fileira, até o tamanho que você quiser. E a cada fileira você pode trocar a cor da lã (ou não). Vou mostrar:

quadradinho da vovóquadradinho da vovó

1. Anel: Comece fazendo 7 correntinhas. Feche com ponto baixíssimo, formando um anel. Este é o anel que vai ficar no meio do quadrado.

2. Primeira fileira: Suba 3 correntinhas e sem seguida faça mais 2 pontos altos pegando por baixo do anel – você fez o primeiro “gomo”. * Faça duas correntinhas (para deixar uma espaço entre um gomo e outro). Faça o segundo “gomo”: faça três pontos altos pegando por baixo do aro. Repita a partir de *, fazendo mais dois espaços e dois gomos. Faça duas correntinhas e feche com ponto baixíssimo na ponta do primeiro “gomo”.

Esta primeira fileira é importante porque cada espaço de duas corretinhas vai formar os cantos do quadrado.

quadradinho da vovóquadradinho da vovó

3. Segunda fileira: “Ande” com a linha fazendo 3 pontos baixíssimos no topo dos dois pontos altos do primeiro gomo. Quando a sua linha chegar no vão da carreira anterior troque a cor da linha e repita o procedimento que voc fez na carreira anterior: Suba 3 corretinhas e sem seguida faça mais 2 pontos altos pegando por baixo do anel – você fez o primeiro “gomo”. * Faça duas corretinhas (para deixar uma espaço entre um gomo e outro). Faça o segundo “gomo”: faça três pontos altos pegando por baixo do MESMO espaço. Repita a partir de *, fazendo mais dois “gomos” em cada um dos espaços e deixando 2 correntinhas de espaço entre cada um. Faça duas correntinhas e feche com ponto baixíssimo na ponta do primeiro “gomo”.
A diferença nesta camada é que você vai fazer 2 “gomos”dentro de cada espaço.
4. Esta foto explica melhor a segunda fileira. Espetei afinetes verdes nos 4 cantos do quadrado. São neles que você irá crochetar dois “gomos”.

quadradinho da vovóquadradinho da vovó

5.Aqui estou com o meu quadrado prontinho para começar a terceira fileira. Coloquei um alfinete rosa em cada um dos vãos onde você terá que fazer gomos. Lembre-se que em cada um dos quatro cantos leva dois “gomos”.

6. Terceira fileira: Com a lã branca fiz o primeiro “gomo” (subi 3 corretinhas e fiz 2 pontos altos) . Em seguida fiz duas correntinhas e depois mais um “gomo” ( 3 pontos altos). A idéia a partir da terceira fileira é que todos os 8 buracos da fileira anterior levem “gomos”, sendo que os buracos dos quatro cantos levam sempre dois “gomos” cada.

quadradinho da vovó

Acho que esta foto mostra bem a idéia de ter sempre 2 “gomos” preenchendo cada um dos quatro cantos do quadrado. Estou mostrando com o cabo da minha agulha o ângulo de 45 graus que eles formam após crochetarmos várias fileiras consecutivas.

quadradinho da vovó
Vejam aqui dois quadradinhos que eu fiz usando as mesmas cores de lã, mas em ordem diferente. Reparem que a simples mudança na ordem das cores deixa o quadrado com um look diferente.

E fica a dica do pulo do gato !
a amiga Andréa usou as missngas como marcação da foto, mas atenção para o detalhe de lã com pedrarias...
Se comprar contas de acrilico um pouco maiores... ai..ai...
Arrasou geral !!!!
Use e abuse do seu cerebro e crie novas peças...

E para terminar...
a fotinho da colcha de croche com quadradinhos...



da Elzinha artes...


Combianndo cores fica assim:

Fonte: o artesanato.com

Bem... espero que gostem !
Fica a dica...
by val...

Comentários

Postagens mais visitadas